No dia 20 de outubro o Programa Primeira Infância Melhor de Passo do Sobrado, completou 3 anos oficialmente de trabalho, a partir da criação do cargo e contratação de Visitadores no ano de 2022.
Atende atualmente 48 indivíduos (gestantes e crianças de 0 à 6 anos).
E como forma de marcar essa data história para a Política de Primeira Infância no município, a administração municipal, através da equipe de trabalho: representantes do Grupo Técnico Municipal – GTM, composto pelas profissionais Daiane Fagundes (Assistência Social), France Py (Educação) e Karine Beneduzi (Saúde), juntamente com as Visitadoras Débora Konzen, Janine Cury e Elivana Belegante, organizaram um evento alusivo à comemoração. Dentre as programações, houve a apresentação do Programa estadual, com aspectos da trajetória histórica de implantação a nível municipal.
Além disso, no espaço da solenidade, as autoridades presentes fizeram contribuições e demonstraram apoio ao processo de trabalho do PIM.
Destacamos a participação das representantes Grasiela Gründlong, da Coordenação Regional do PIM e Mariluce Reis, coordenadora da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, que destacou a importância da valorização do PIM no município por parte dos gestores locais e ainda destacou: “parece tão pouco tempo, 3 anos de história, mas com tanto trabalho executado”, parabenizando a trajetória do Programa no município.
Para abrilhantar a festividade o evento contou com a participação do público-alvo atendido, as crianças com suas famílias, que aproveitaram o momento brincando e realizando atividades educativas, dispostas no espaço. As famílias foram reconhecidas por desempenharem sua participação, inclusive, através de relatos expressos em vídeo, desenvolvendo a parentalidade positiva, objetivo do Programa.
A Coordenadora Municipal do Programa, Daiane Fagundes, refere com muito orgulho e gratidão o quanto o PIM contribui na promoção do desenvolvimento infantil, o que justifica maiores investimentos nas esferas de governo, estadual e municipal.
Nos sentimos honradas ao olhar para o passado e ver que todo o nosso empenho trouxe grandes resultados e seguiremos lutando pelo processo de “transformar” infâncias, ressalta, Daiane.