Na manhã desta quarta-feira, através da Administração Municipal Prefeito Edgar Thiesen e Vice Jander Carvalho, a Secretária Municipal de Saúde Lilian Queiroz acompanhada da sua equipe do PROGRAMA PRATIQUE SAÚDE, realizou a entrega de camisetas para os atletas do Câmbio de Passo do Sobrado. A equipe participará de um torneio de integração em Santa Cruz do Sul na próxima sexta-feira.
A coordenadora do Pratique Saúde explica que o Câmbio foi um esporte que surgiu no município em 2018, com o professor Roberto Theisen, no grupo do Rincão do Sobrado. “Tudo começou como uma brincadeira. Um dia o professor viu a rede de vôlei montada, pegou uma de nossas bolas de borracha e chamou os alunos para jogar”, completa Karine.
A Educadora Física Ana Paula Dupont diz que o time já participa de torneios pela região há 3 anos. “No ano passado a equipe de Câmbio foi ampliada abrangendo alunos do Centro que são transportados pela Secretaria de Saúde todas as quartas-feiras para treinar com o pessoal do Rincão do Sobrado. Hoje são 33 atletas treinado conosco”, complementa.
A Secretária de Saúde destaca o empenho da Gestão em Saúde através do gerenciamento de recursos financeiros apoiar todas as ações desenvolvidas. “Nossos profissionais estão sempre engajados em melhor atender a população, tanto nos atendimentos realizados nas Unidades de Saúde quanto na execução dos programas de promoção da saúde. A equipe do Pratique Saúde vem desempenhando um papel importante nas atividades preventivas e a partir do momento que resolveram ampliar o Câmbio destacando o município pela região tivemos a sensibilidade de ofertar todo o suporte necessário para que isso ocorresse. Confeccionamos camisetas, adquirimos bolas de câmbio oficiais e custearemos o translado dos atletas para as competições”, destaca Lilian Queiroz.
O Câmbio é um tipo de vôlei adaptado para idosos que tem por objetivo a melhoria da capacidade cardiorrespiratória, flexibilidade, equilíbrio, agilidade e força muscular. Além disso, estimula a interação social, reduz o estresse, melhora a autoestima e a função cognitiva e, pode ajudar no controle de peso e na redução de dores no corpo.