24 de Março dia Mundial do Combate à Tuberculose

“As pessoas que possuem o sistema imunológico fraco são mais suscetíveis a doença”.
Esta data, foi criada em 1982 pela Organização Mundial de Saúde em homenagem aos 100 anos após anúncio do descobrimento da bactéria Mycobacterium tuberculosis, também conhecida por bacilo de Koch descoberta pelo médico Robert Koch. O Brasil é um dos países com o maior número de casos no mundo, cerca de 70 mil casos diagnosticados por ano e a média de 4.500 óbitos.

A principal característica da doença é o acometimento de um dos órgãos mais importantes do sistema respiratório: o pulmão além dele a tuberculose pode atingir outros órgãos como: a laringe, intestinos, rins, pele, ossos, articulações e tecidos do corpo humano sendo considerada uma doença grave que se não for tratada, pode levar o paciente à morte.

Grande maioria das pessoas infectadas com a bactéria que causa a tuberculose não apresentam sintomas, mas quando ocorrem os sintomas mais comuns são: tosse persistente (às vezes com sangue), perda de peso, sudorese noturna e febre.

É transmitida de pessoa para pessoa, ao tossir o infectado expele gotículas de saliva que podem ser aspiradas por outra pessoa contaminando-a sendo que, os ambientes fechados e mal ventilados favorecem a transmissão da doença.

As pessoas que possuem o sistema imunológico fraco são mais suscetíveis a doença que após diagnosticada seu tratamento dura em média seis meses sem ser interrompido.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde e Ação Social

Imagem destacada:

Fique por dentro das notícias! Cadastre-se no nosso NewsLetter: