Nesta terça-feira, 18 de julho, na Secretaria de Educação aconteceu o primeiro encontro com o Psicólogo Daniel Boni, profissional este muito esperado por nosso Município, visto que sua qualificação e experiência clínica irá abranger os estudantes com necessidades educacionais especiais, principalmente o AUTISMO. Estiveram presentes as diretoras da rede municipal de Ensino, Secretário de Educação Flúvio Kroth e Supervisora Escolar Julia Ferreira para planejamento e compreensão de como ocorrerão os atendimentos que serão desempenhados por esse profissional Pós-graduado em Neuropsicologia e ABA. Seus atendimentos serão realizados junto a SMECD, todas as terças-feiras a partir de 01/08/2023.
Inicialmente este profissional irá fazer um mapeamento das necessidades emergenciais nas escolas, que segundo Daniel será o início de uma nova caminhada, um projeto piloto visando atender com maior qualidade os estudantes da rede municipal.
Os atendimentos propostos serão embasados na ciência ABA e no neurodesenvolvimento, manutenção e aquisição de habilidades necessárias para o pleno desenvolvimento da criança. Também se visa a extinção dos comportamentos inadequados e a identificação da função dos mesmos (se demanda de atenção, fuga de demanda, acesso a tangíveis ou outros). Também será proposta uma instrumentalização com os pais visando o manejo adequado com o filho para estimulação e generalização das aquisições no ambiente de casa, sendo essa modalidade a orientação parental.
Também será feito auxílio direto nas escolas aos professores através de orientações, buscando assim a capacitação dos docentes e cuidadores para estarem aptos a identificar e melhor manejar os comportamentos das crianças no seu dia a dia.
O Prefeito Municipal Edgar Thiesen comemorou o fato de a partir de agosto, começar a contar com um profissional da área pela primeira vez na história do Município. “Poder contar com um profissional dessa relevância, estando disponível para nossas crianças que tem essas necessidades especificas é muito importante, esse trabalho pode ser essencial em diagnósticos precoces e um melhor acompanhamento dos alunos, assim como o aprimoramento dos professores e monitores, avaliou o Prefeito.”