Turismo, agricultura e desenvolvimento econômico são as áreas elencadas da Consulta Popular

As assembleias microrregionais do Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede/VRP) foram realizadas na quinta-feira, dia 28. Pela manhã, em Sobradinho, na Câmara de Vereadores e, à tarde, em Santa Cruz do Sul, na sala 101 da Unisc. Foram definidas as áreas do Centro-Serra e Vale do Rio Pardo a serem contempladas no processo da Consulta Popular. Na oportunidade, houve eleição dos novos delegados COREDE a qual o município tem, a Secretária de Planejamento Sílvia Melchior Seibert do entre os eleitos.

Já no dia 10 de novembro uma assembleia regional do Corede/VRP deverá definir os projetos que serão contemplados na cédula de votação, valor para a região do Vale do Rio Pardo será de R$ 1.114.285,71, um acréscimo em relação ao ano passado, quando foram pouco mais de R$ 700 mil. No total serão destinados R$ 30 milhões para investimento em projetos de desenvolvimento regional nas 28 regiões coredianas.

O próximo passo será o processo de votação em si, na qual qualquer cidadão, eleitor, maior de 16 anos pode escolher as demandas da sua região.

O voto pode ser através do site (a cédula estará disponível nos dias de votação) e do aplicativo Colab. Os dias de votação serão entre 22 e 30 de novembro.

A Consulta Popular foi instituída pelo Governo do Estado em 1998, por meio da Lei 11.179. Nela, a participação popular decide o direcionamento de parte dos investimentos e serviços que constarão no orçamento do Estado.

Anualmente, o Governo do Estado fixa o valor submetido à deliberação da população. A verba é distribuída entre as 28 regiões do Estado, de acordo com critérios, como a população de cada região e o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese).

Definido o valor para cada região, o governo e os Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) organizam o processo de discussão em assembleias públicas regionais, públicas municipais e regionais ampliadas.

CENTRO SERRA

Sinalização turística na malha viária regional (314031)

Correção de solo (314052)

Fortalecer e ampliar as ações para a produção primária de alimentos