Pasta era chefiada por José Loreno Baierle que transferiu o comando à Adão Romelino de Borba.
Nesta manhã (08), o Prefeito Hélio Olímpio de Queiroz deu posse ao novo Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Adão Romelino de Borba. A pasta era chefiada por José Loreno Baierle.
Prefeito agradeceu ao antigo Secretário pela condução dos trabalhos e desejou sucesso ao novo chefe da pasta, reforçando a importância da Secretaria para o Município. “O setor agrícola compreende em 85% da matriz econômica de Passo do Sobrado, portanto, é o carro-chefe do Município”, destacou Hélio.
Baierle agradeceu a Administração Municipal pela oportunidade em poder contribuir para a Agricultura do Município. “Agradeço a toda a comunidade, em especial a equipe de trabalho que esteve comigo, por ser solidária e unida principalmente num momento tão delicado para a Agricultura, em função da estiagem”.
“Sob minha gestão pudemos desenvolver e entregar aos nossos munícipes uma série de obras que considero relevantes, cito algumas, como a realização de açudes para reserva de água, entregas de mudas nativas, acessos às propriedades rurais, serviços de discagem de terra, dentre outras obras extremamente importantes no setor agrícola”, avaliou Baierle.
A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente durante o ano de 2020 já contabilizou a execução de mais de 500 pedidos de entrega de caminhões pipa, servindo para o consumo animal e de abastecimento de canteiros de fumo. Somente no mês de maio, foram atendidas, segundo a Secretaria, mais de 20 propriedades rurais para a execução de obras de açudagem.
Baierle destacou a importância das parceria firmada com a EMATER, permitindo a entrega de mudas importadas de morango, de alta qualidade, aos produtores rurais de Passo do Sobrado.
Nos próximos dias, deverão chegar ao Município, kit’s de irrigação contendo bombas, caixas d’água, fitas de gotejo dentre outros itens, onde no município, 16 famílias serão contempladas. A ação faz parte do Programa Segunda Água, do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), tem como objetivo garantir acesso à água para produção no meio rural às famílias em situação de vulnerabilidade social, promovendo a segurança alimentar e hídrica por meio da construção de microaçudes, cisternas e instalação de sistemas simplificados de irrigação.
Assessoria de Imprensa
Gabinete do Prefeito e do Vice-Prefeito Municipal de Passo do Sobrado (RS)
Fonte: