A meta é otimizar o serviço prestado aos contribuintes.
Os contribuintes da área central do Município de Passo do Sobrado começarão a receber, em breve, um novo tipo de conta de água. Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Finanças e o Serviço Municipal de Água e Esgoto (SEMAE), está em fase de implementação de um novo processo de leitura de consumo e emissão das contas de água na cidade.
De acordo com Supervisor do Departamento de Tributação, Vitor Inácio Kroth, os processos serão feitos simultaneamente por um agente do SEMAE, que vai até a casa do contribuinte, registra os dados de consumo de água em um celular smartphone e, em seguida, imprime e entrega a fatura, que já possui um código para pagamento em bancos, supermercados, lotéricas, correspondentes bancários e na internet, através de aplicativos.
O novo serviço, feito através do smartphone com impressora portátil, torna instantânea a entrega da fatura de água ao cliente. No método convencional esse processo leva de 15 a 20 dias, portanto agora a novidade otimizará o serviço.
O oficial administrativo do Departamento de Tributação Jorge Armando Eichenberg Neto relata que com a mudança será possível otimizar o tempo demandado na emissão das contas de água. Atualmente, o serviço é feito de forma manual. O Departamento recebe planilhas manuscritas preenchidas pelos agentes do SEMAE e, a partir delas, os colaboradores do Departamento emitem no sistema e geram as faturas. Eichenberg destaca que a mudança além de beneficiar os cofres do município, evitando o consumo de materiais como folhos da ofício, permitirá melhorar o serviço de atendimento presencial ao contribuinte.
Entenda como funciona a mudança:
Com a automação do sistema, o leiturista executa toda leitura, cálculo, emissão e entrega da conta numa única visita. Serão eliminados processos burocráticos, como digitação das planilhas de leitura, com consequente redução de custo, tempo e possíveis erros no lançamento de dados. As dúvidas referentes a fatura poderão ser esclarecidas com os próprios leituristas que podem comprovar na hora que a leitura efetuada está coerente com o consumo médio e com o número indicado no relógio do hidrômetro.
“Caso o contribuinte desejar retirar uma segunda via com uma nova data de vencimento, ou até mesmo contestar, formalmente, os valores e consumo de sua água basta se direcionar a sede da Prefeitura”, explica Kroth.
O Secretário Municipal de Finanças Ivan Paulinho Sebben avalia que o equipamento adquirido pela secretaria, mais especificamente, o Departamento de Tributação, vai trazer diversos benefícios, inicialmente ao consumidor que não precisará mais se deslocar até o setor de arrecadação, afinal receberá na porta de sua casa a tarifa de água. Sebben destaca que além da economia em tempo que o consumidor terá não tendo mais que comparecer à Prefeitura, o município ganhará porque com a mudança, a Prefeitura economiza em materiais, como folhas de ofício, e em recursos humanos, porque o sistema facilita o pagamento pelos contribuintes e, consequentemente, evita que os colaboradores do setor de tributação precisem se deslocar para notificar os inadimplentes.
A expectativa do Departamento de Tributação é que a mudança ocorra entre 30 a 60 dias.
Assessoria de Comunicação da Administração Municipal
Gabinete do Prefeito Municipal de Passo do Sobrado (RS).
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