A obesidade infantil é um problema mundial de saúde pública a ser superado. Dados nacionais mostram que 3 a cada 10 crianças de 5 a 9 anos estão acima do peso no país. O Rio Grande do Sul é o estado com a maior prevalência de excesso de peso. E em Passo do Sobrado esse cenário não é diferente. No ano de 2022, segundo dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional – SISVAN, 30% das crianças de 0 a 10 anos apresentam peso elevado para a idade.
O Município de Passo do Sobrado executa três programas visando redução do excesso de peso na infância: Programa Saúde na Escola, Crescer Saudável e Proteja – Estratégia de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil. Os dois últimos consistem em deter o avanço da obesidade infantil e auxiliar no cuidado e na melhoria da saúde e nutrição das crianças através da atenção multiprofissional promovendo hábitos alimentares saudáveis e a prática de atividades físicas.
Através dos recursos federais disponibilizados ao Município está sendo possível intensificar as ações de promoção da alimentação saudável junto às escolas. Até o momento já foram atendidos 55 alunos em consulta de nutrição e 15 turmas receberam atividades de educação nutricional. Os programas seguem e Passo do Sobrado aguarda o recebimento de mais recursos ainda para esse ano.