q ENCONTRO DE TERNO DE REIS 2023. - Prefeitura Municipal de Passo do Sobrado

ENCONTRO DE TERNO DE REIS 2023.

No dia 07 de janeiro, próximo sábado acontecerá na Praça da Emancipação mais um Encontro de Terno de Reis a partir das 19h. Nesse dia também acontecerá a Expofeira do Passo, passeio de Mini Maria Fumaça com o Expresso Alegria e também haverá erva e água quente por conta da Ervateira Lago Verde.

O Terno de Reis é uma tradição trazida pelos açorianos e é vivenciada a partir da primeira semana de dezembro até o dia 06 de janeiro, dia consagrado aos Santos Reis.

Durante as visitas, na chegada, o Terno de Reis saúda os donos da casa cantando e pede licença. A cantoria é interrompida quando o dono da casa, seguindo o exemplo dos Reis Magos, presenteia o grupo com bebidas, comidas ou uma contribuição financeira. A apresentação se encerra com o agradecimento e despedida. Segundo a cultura popular quem recebe o Terno de Reis em sua casa é abençoado.

A tradição ensina que é preciso “estar sempre preparado” para receber o Santo Reis, da mesma forma como devemos estar preparados para receber o Jesus Menino.

A principal atividade dos grupos são a visita às famílias; a animação de cerimônias religiosas e, a participação e realização de festivais e apresentações.

Serão mais de dez grupos que estarão se apresentando no Encontro de Reis aqui de Passo do Sobrado no dia 07. Pedimos a população que traga sua cadeira e venha prestigiar nossas tradições.