Educação Fiscal na Escola

Neste semestre, os alunos do 6º ano da Escola José de Anchieta foram desafiados a desenvolver um projeto sobre educação fiscal durante as aulas de matemática ministradas pela professora Maria Cristina Kaufmann .

A Educação Fiscal é um tema contemporâneo, previsto na Base Nacional Comum Curricular – BNCC, a qual abrange todas as áreas do conhecimento e visa desenvolver habilidades essenciais nos estudantes.

De acordo com a Professora Maria Cristina, ao contextualizar a Educação Fiscal em sala de aula é elevado o interesse dos alunos sobre temas relevantes no seu desenvolvimento como cidadãos, tornando a aprendizagem significativa:

“O projeto Os Pioneiros da Educação Fiscal EMEF José de Anchieta ainda terá seguimento no ano que vem, pois estaremos contribuindo com a conscientização sobre os direitos e deveres, e dessa forma, colaborar para o desenvolvimento da cidadania na formação escolar”, completa a professora.

Os estudantes se engajaram no desenvolvimento do projeto e gravaram vídeos sobre o tema, os quais foram disponibilizados na plataforma YouTube. Considerando que o assunto não era de conhecimento dos alunos, até a elaboração do trabalho, a professora relatou sobre o papel fundamental que a educação fiscal promove:

“É imprescindível desenvolver essa temática para que tenham ciência de onde vem os recursos que mantém os órgãos e serviços públicos, pois somos nós que pagamos os tributos”, finaliza Maria Cristina.

Os vídeos produzidos pelos alunos, Andressa Franke dos Santos, Gabriel Henrique Kauffmann, Ítalo Preuss Goldshimidt, Laura Kern Eichelberguer, Luisa Edwiges Porto de Oliveira, Pablo Fróes Soares, Pamela Rodrigues Palhares, Vinicios Rafael da Rosa Bochi e Yanni de Oliveira Smimidt, estão disponíveis nos links abaixo:

Vídeo 1- https://youtu.be/tQel7Rnu2Z4

Vídeo 2- https://youtu.be/DiEsbztSwaY

Vídeo 3- https://youtu.be/1SoBOXsanyA

Vídeo 4- https://youtu.be/jns1rZ6nSb
Fonte: Secretaria Municipal de Finanças

Imagem destacada:

Fique por dentro das notícias! Cadastre-se no nosso NewsLetter: