Um grupo de nove artesãs do município de Passo do Sobrado participou na última semana do mês de abril de capacitação sobre artesanato com fibra de bananeira e contou com a presença do Prefeito Municipal Edgar Thiesen do Secretário de Agricultura Romário Carvalho e Elton Sehn gerente do Sicredi.
As atividades foram ministradas pela artesã Alerte Pimentel, do município de Vale Verde. O curso, foi promovido pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e Sicredi.
O curso teve como objetivo incentivar o uso de matéria-prima rural para a fabricação de peças de artesanato desta forma os participantes podem agregar valor aos seus trabalhos, além de diversificar os produtos ofertados a venda durante a Expofeira do Passo, visto que a maioria dos participantes é feirante também.
Ainda segundo a extensionista da Emater Ana Miotto, a produção das peças em fibra de bananeira é uma alternativa viável para as artesãs devido ao cultivo da fruta em muitas propriedades rurais do município. “A fibra de bananeira é um material que está disponível em grande quantidade no interior do município e com custo zero, apenas demandando de mão-de-obra para preparar a fibra e fabricar as peças”, explica.
Entre as informações repassadas ao grupo ensinadas técnicas de corte e preparo da fibra, tipos de fibras, como secar e armazenamento. Além de técnicas de trançar e tramagem da fibra.