Sinônimo de oportunidade para pequenos produtores, a Casa do Mel já é uma realidade em Passo do Sobrado. Na última sexta-feira, 17, ocorreu a cerimônia de entrega parcial da obra, com a presença de apicultores, autoridades e parceiros.
O prédio, edificado em terreno doado pela Prefeitura, está localizado na Rua Gustavo Arenhardt e conta com 194,59 metros quadrados. A construção foi possível devido a uma emenda parlamentar do deputado federal Mário Biolchi, no valor de 250 mil, solicitada, na época, pela então vereadora Celina Maria Fagundes da Rosa, hoje vice-prefeita. A aquisição dos equipamentos, por sua vez, chega a R$ 33.850,00, com contrapartida do município.
O projeto técnico foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Planejamento, em parceria com a Secretaria de Agricultura, Emater/RS-Ascar e Associação dos Apicultores Familiares Colméia do Passo.
Inicialmente, a Casa do Mel irá beneficiar dezesseis famílias de apicultores, que poderão agregar valor aos seus produtos. Profissionalização, conquista de novos mercados, formalização das vendas, certificado de qualidade e garantia de procedência serão apenas alguns dos ganhos.
Durante a solenidade, o prefeito Edgar Thiesen ressaltou a importância da iniciativa. “O Município será um grande parceiro de todos, vamos trabalhar juntos nesse projeto. A Casa do Mel será sinônimo de melhorias aos produtores, além de contribuir ativamente para a diversificação das nossas propriedades rurais”, finalizou.
Segundo a vice-prefeita, Celina, a obra é uma grande realização para o município. “A razão da Casa do Mel ter sido construída são os nossos agricultores, a base da nossa base econômica. Esta é uma obra feita por muitas mãos. É uma grande conquista para todos nós.”
Na inauguração, o deputado federal Mário Biolchi afirmou que “foi por meio dos gestores que conhecemos a necessidade desta obra. Mas o mais importante é o que está sendo realizado no dia a dia pelo povo de Passo do Sobrado”.
Com a conclusão do prédio, a partir de agora deve ocorrer a instalação dos equipamentos. A previsão é de que a Casa do Mel dê início às suas atividades no fim de 2022. Até lá, os apicultores devem participar de cursos e especializações.
O evento ainda contou com a presença do coronel Valmir José dos Reis, comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo (CRPO/VRP), a presidente do Legislativo Célia Fonseca, vereadores, secretários municipais, membros da Associação dos Apicultores Familiares Colméia do Passo, Emater/RS-Ascar, Brigada Militar e comunidade.
Fonte: Gabinete do Prefeito Municipal