Confirmado o primeiro caso de coronavírus no Município

Munícipe está em isolamento social e em monitoramento na sua residência. Secretaria Municipal de Saúde e Ação Social está realizando o mapeamento das pessoas que tiveram contato com a pessoa contaminada a fim de evitar a propagação do vírus.
O Município de Passo do Sobrado confirmou nesta manhã (15) o primeiro caso de coronavírus. A pessoa contaminada com o vírus é residente em Passo do Sobrado e atua como profissional de saúde no Município de Venâncio Aires.

A Secretaria Municipal de Saúde e Ação Social de Passo do Sobrado trabalha com a hipótese do contágio ter ocorrido no Município vizinho, no qual a profissional trabalha, e informa que a pessoa está em monitoramento, mantendo-se em isolamento social na sua residência e, confirma que está mapeando todas as pessoas que tiveram contato com a munícipe. O titular da pasta, Emanuel Helfer Kroth, informa que a Secretaria está seguindo os protocolos de saúde, recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), e que o mapeamento é uma das formas de evitar a propagação do vírus.

Segundo o Secretário, o município que até então não possuía registro de contaminação por coronavírus, agora vê com preocupação a confirmação de seu primeiro caso. Kroth salienta que as ações de prevenção da Secretaria serão intensificadas e reforça o pedido para que a população permaneça atenta aos cuidados básicos para evitar a propagação. “A partir deste registro de primeiro caso, contamos com a ajuda da população e especialmente, do comércio, que nos apoie no sentido de intensificar os cuidados com a higiene e atente para o uso obrigatório de máscara dos clientes que ingressam nos estabelecimentos comerciais”.

O resultado positivo foi confirmado pela Instituição de Saúde na qual a profissional trabalha e encaminhado à Secretaria do Município. O método utilizado é o PCR.

O Chefe do Executivo Municipal Hélio Olímpio de Queiroz lamentou o registro do primeiro caso no Município e reforçou o pedido do Secretário Municipal de Saúde e Ação Social. “Confiamos no trabalho responsável e eficaz da equipe da Secretaria de Saúde. Graças às campanhas de sensibilização promovidas pela Secretaria, acompanhadas da conscientização do nosso povo, que registramos somente agora o nosso primeiro caso. Contamos com o apoio de todos para que permaneçam vigilantes e cuidadosos para evitarmos novos registros de contaminação”.

Assessoria de Comunicação da Administração Municipal

Gabinete do Prefeito Municipal de Passo do Sobrado (RS).
Fonte: